A necessidade da Santidade na Igreja

Texto chave Hebreus 12:14 “Segue a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém vera a Deus”

Devemos ser santos para poder ver a Deus e através da santidade possamos conservar a nossa salvação.

Mas você pode estar perguntando através de que eu vou me santificar através da palavra de Deus. (Bíblia) João 17:17 “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”.

Se quisermos verdadeiramente ser santos devemos nos santificar através da palavra de Deus e fora da palavra de Deus não há santidade.

Neste versículo Jesus estava orando ao Pai para nos santificar através da palavra de Deus.

Antes de nós nos santificar Jesus se santificou por nós primeiro João 17:19  “E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade”.

Devemos sempre buscar a santificação, porque esta é a vontade de Deus 1 Tessalonicenses 4:3-4 “3Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;

“4- que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra.”

A santificação é um chamado de Deus para nossas vidas, portanto não devemos viver na imundícia do pecado. 1 Tessalonicenses 4:7-8 “7porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.

8- “Portanto, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo”.

Devemos sempre nos purificar de toda imundícia da carne e do espírito e nos aperfeiçoar na santificação, porque a promessa de Deus é que Ele habitara entre nós nos recebera e será nosso Pai 2 Coríntios 6:8-11 “11  Para vós outros, ó coríntios, abrem-se os nossos lábios, e alarga-se o nosso coração.

12 Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos.

13 Ora, como justa retribuição (falo-vos como a filhos), dilatai-vos também vós.

14 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?

15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?

16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

 

17  Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,

18  serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso”.

Devemos orar a Deus para nos santificar em tudo para que possamos nos conservar irrepreensíveis na volta do nosso Senhor Jesus 1 Tessalonicenses 5:23 “  O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

E para concluir ser santo é um dever de todo crente porque quem nos chamou também é santo e por isso não podemos nos conformar com as concupiscências que antes havia em nós no tempo de nossa falta de conhecimento 1 Pedro 1:13-16 “13  Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.

14 Como filhos da obediência não vos amoldem às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância;

15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento,

16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”.

Deus abençoe e santifique a todos.

 

 

Estudo feito por: Thiago Ribeiro Coelho de Oliveira